terça-feira, 11 de novembro de 2008

O que vamos avaliar na I SAPEC

De acordo com relato da Diretora adjunta, Profª Avani Lanhas e a Profª Pâmela Souza Uma das coordenadora da I SAPEC, as turmas da manhã desenvolveram os subtemas escolhidos conforme abaixo:

A turma 1001 escolheu seu subtema; "Artistas, desportistas e profissionais de sucesso da comunidade"; nele estão retratados o sucesso de artistas e desportistas "crias" na zona norte. A cor escolhida é azul claro, e na camisa estará estampado o desenho que o grupo entende que representa o respectivo tema.

A turma 1002 escolheu o subtema "A importância do RJ no cenário político-brasileiro". De acordo com suas pesquisas, a turma pretende retratar o cenário político brasileiro em épocas que redefiniram sua dinâmica, a interferência do Rio de Janeiro e os icones deste momento. A cor escolhida é vermelha e na sua camisa estará estampado desenho escolhido para representar o subtema.

A turma 1003 cujo tema escolhido foi "Maracanã: palco de alegrias e tristezas". Nele é apresentado o Maracanã, os times mais antigos, os jogadores históricos, áreas de esporte e etc. A cor escolhida foi laranja e na sua camisa estará estampado desenho escolhido para representar o subtema.

A turma 1004 escolheu o subtema "Praça Onze e Lapa: ontem e hoje" apresenta as casas de dança faz a sua leitura sobre a boemia e outras características que só a Lapa! A cor escolhida foi rosa bebê e na sua camisa estará estampado desenho escolhido para representar o subtema.

A turma 1005 aborda o subtema "As belas músicas: cantando as belezas do RJ nas ondas de rádio" e a cor bege, pesquisaram e retrataram, ontem e hoje, os meios de difusão da música e os pontos turísticos através da música. Ex.: Ipanema cantada por Tom Jobim...

A turma 1006 aborda o subtema “Rio na tela: produções cinematográficas sobre o RJ” e escolheu a cor amarelo, procurou evidenciar as produções cinematográfica que deram visibilidade ao Rio.

A turma 2001 fez a escolha pelo subtema “Rio: seus costumes, sua cultura e sua culinária em cada bairro” relacionou bairros com comidas “típicas” de cada lugares da zona norte, Leopoldina e Centro. A cor escolhida foi verde escuro.

A turma 2002 que optou pelo subtema “Rio em cena: teatros e espetáculos” e a cor Pink, aborda Contaram a história do teatro e do significado da mascara e seu surgimento.

A turma 2003 que optou pelo subtema “Escola de samba: a escola que deu certo” e a cor cinza, focaram uma das escolas do grupo especial localizada na comunidade, GRES Imperatriz Leopoldinense e contaram a vida da Imperatriz.

A turma 3001 escolheu pesquisar sobre “Rio de Machado de Assis” pautaram todo seu trabalho na biografia do autor após fazer visitas a vário espaços inclusive Academia Brasileira de Letras. A cor escolhida foi azul escuro.

A turma 3002, que fez a opção por falar sobre os “Pólos Industriais e o ramal da Leopoldina” e a cor preto, pautou sua mostra pedagógica pelas estações por onde passa o trem do ramal da Leopoldina.

A turma 3003 que fez a opção por falar sobre os “O falar carioca através dos muros” e escolheu o verde claro como sua cor, traçou comparativo sobre a pichação e o grafitismo, vandalismo e cultura respectivamente.

Já as turmas da tarde abordam outros temas, conforme descreve um dos coordenadores da I SAPEC deste turno , Professor Luiz Cláudio de Matemática:

A turma 1007 aborda o tema "A história de Bonsucesso (qualidade de vida, lazer, ruas, cultura)" busca fazer um resgate histórico de importantes espaços da área da Leopoldina e sua importância na formação do bairro onde a escola se insere. A cor escolhida é amarelo e na sua camisa estará estampado desenho escolhido para representar o subtema.

A turma 1008 aborda o tema "Jogos e brincadeiras de ontem e hoje" e baseia-se em pesquisa sobre brincadeiras que existiam e não existem na atualidade e, compara com as que hoje existem. A cor escolhida é rosa bebê e na sua camisa estará estampado desenho escolhido para representar o subtema.

A turma 1009- "Moda carioca" mostra a moda praia e nas passarelas, estilos de moda carioca de ontem e hoje. A cor escolhida é azul claro e na sua camisa estará estampado desenho escolhido para representar o subtema.

A turma 1010 escolheu como tema "Crescimento Urbano Desordenado" retrata os espaços urbanos a expansão da favela. A cor escolhida é preto.

A turma 1011 optou por pesquisar “A evolução da música, gírias e o falar carioca" explorando a versatilidade da oralidade com gírias mostrando o papel das novas linguagens e códigos. Aliando a isso a evolução da música, à considerando uma forma de comunicação. A cor escolhida é Pink.

A turma 1012 fez a opção em pesquisar sobre o acontecimento que dá ao Rio de Janeiro o título de capital mundial da cultura, o "Carnaval no Rio" e retrata a história do surgimento das primeiras escolas de samba, onde ocorreram os primeiros desfiles, a história do carnaval e sua evolução com das marchinhas às escolas de samba. A cor escolhida é laranja.

A turma 2005 fez a opção em pesquisar sobre o “Histórico dos times cariocas" ontem e hoje, principais times, times que contribuíram para descoberta de grandes craques – A cor escolhida é cinza.

A turma 2006 fez a opção em pesquisar sobre o “A culinária carioca" e buscou ressaltar a influencia cultural de varias origens dentro da culinária carioca . A cor escolhida é azul escuro.
A turma 2007 fez a opção em pesquisar sobre Pontos turísticos e históricos do Rio de Janeiro a história da cidade a partir dos seus pontos turisticos e históricos– verde escuro.

A turma 3004 fez a opção em pesquisar “A influência das comunidades na cultura carioca". A cor escolhida é verde claro.

A turma 3005- Impactos Ambientais" problesa de ordem da saúde pública dentro das comunidades onde moram, coleta de lixo propondo a reciclagem que contribui para ordem urbana. Cor de escolha bege.

A turma 3006- O Rio de D. João" A mudança da história da cidade com a chegada a família real. Cor de escolha vermelho.

Um comentário:

  1. Olá Prof. Eurídice!

    Tenho ouvido que a Olga Benário mudou da água para o vinho após a sua adminstração...

    Você se disporia a conceder uma entrevista sobre esta transformação?

    Se sim, te enviaria as perguntas com antecedência e depois marcaríamos um dia para gravarmos o áudio e tirarmos uma fotinhas!


    Em tempo, é para um blogue de educação: aprendendoemrede.info

    []'s

    ResponderExcluir