quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Hoje elegeremos o nosso representante no Parlamento Juvenil




01/10 realizaremos o 3ºturno do Parlamento Juvenil. Será a eleição entre o representante da Coordenadoria III e os representantes das Metros X E
IV. A eleição acontece com cédula padrão e o resultado dessa eleição será conhecido após o dia 06/10/09.
Conheça o candidato da CRM III e suas propostas.

Parlamento juvenil / 2009
Projeto do aluno (Primeiro emprego)
Elaborado pelo aluno: Hendrigo Marinho Ferreira / 3006
Colégio Estadual Olga Benário Prestes


PROJETO APRENDIZ DO AMANHÃ

Justificativa do projeto
Tendo em vista,a necessidade de muitos jovens do ensino medio terem a necessidade de contribuir na renda familiar,ou até mesmo ter que sustentar uma familia sozinho,muitos desses são forçados a largarem os estudos e partir na busca de um emprego mesmo não tendo nenhuma experiencia,ou capacitaçao tecnica. O mercado de trabalho, hoje em dia,não dá nenhuma chance a esses jovens sem experiencia e sem capacitaçao.O nosso modelo de educaçao,sem contar o das escolas tecnicas,acaba com o pouco que resta das chances de emprego para os jovens,pois a escola visa uma educaçao mais humanista do que profissional ou tecnica.
Em decorrencia dessa necessidade do jovem(principalmente da rede publica) que não teve a chance de se formar profissionalmente,elaborei um projeto,que colocado em pratica,e bem aproveitado(pelos alunos,escolas,etc) tem chance de melhorar essa situaçao.
O governo tem projetos que tem esse mesmo objetivo.O da inclusao,seja ela na universidade,como o PROUNI(progama universidade para todos) que no meu entendimento,abre as portas das universidades aqueles alunos da rede publica,que com uma educaçao na maioria dos casos fraca,perde a vaga nas universidades publicas para aqueles que tiveram a chance de estudar mais tempo e com melhor qualidade.
O governo traz tambem o PROJOVEM,que tem como finalidade,a conclusao do ensino fundamental,e açoes de interesse publico.
Meu projeto enquanto membro do parlamento juvenil,vem como um complemento ao PROJOVEM,e como uma ajuda ao PROUNI não de maneira direta,mas sim mantendo os alunos que por necessidade de um emprego sairiam da escola,não terminando-a,e perderiam a chance de ingressar na faculdade(publica ou privada)

No que consiste o projeto:
O projeto consiste na criaçao de oficinas dentro das escolas da rede estadual com o objetivo de criar profissionais,como carpinteiro,eletricista e etc.
Por que essas profissoes?
São profissoes simples,e que muitos jovens não se interessam e não veem a oportunidade,e os beneficios que elas podem trazer na area educacional e profissional.
A quem esse projeto atingirá?
Todos os alunos da rede publica estadual,que tenha entre 16 e 21 anos.

Quais escolas terao esse projeto?
A Secretaria Estadual de Educaçao deverá escolher as escolas que tenham infra-estrutura para receber esses alunos(auditorio,laboratorio,etc)
Essas escolas deverao receber um aumento de 25% na verba enviada pelo estado,para a mantençao do projeto(alimentaçao,reposiçao de material)

Funcionamento do projeto:
Os alunos interessados deverao estar cursando o ensino medio na rede publica estadual de ensino.
O aluno deverá manter-se na escola durante todo esse curso,e a cada bimestre sua matricula deverá ser renovada mediante a apresentaçao do boletim escolar apresentando aproveitamento acima de 70% em todas as materias.
Os cursos serao ministrado aos sabados,no horario a ser estabelecido por cada unidade,levando em consideraçao a facilidade de locomoçao do aluno,a segurança e todos os fatores que mantenha o aluno em segurança e conforto,os alunos participantes do curso terao direito a usar seu beneficio de 5(cinco) passagens diarias,nos dias em que estiverem participando do curso.
Avaliaçao:
Durante o curso, o aluno deverá fazer duas avaliaçoes por semestre.Uma escrita,demosntrando conhecimento da parte teorica do assunto em pauta,e uma prova pratica demonstrando suas habilidades.

Da conclusao do curso:
O curso terá duraçao de 03(três) anos,cobrindo todo o Ensino Medio do aluno.
O curso não interferirá na aprovaçao ou não do aluno na escola,porem o aluno só receberá o cetificado de conclusao do curso,se seu aproveitamentoe stiver acima de 70% na conclusao do Ensino Medio.

Encaminhamento dos alunos ao mercado de trabalho.
O estado deverá encaminhar esses alunos,ao mercado de trabalho criando parcerias com cooperativas relacionada com os cursos ministrados pelo projeto.
O governo deverá dar incentivos fiscais a essas cooperativas mediante a manutençao desses jovens no seu corpo de funcionarios.

Conclusao:
Este projeto vem como mais um mecanismo para integrar o jovem ao mercado de trabalho,mantendo ele na escola,mostrando que sem o estudo ele não chegará a lugar nenhum.
O projeto é somente uma alavanca,o prossguimento e o sucesso dele só e somente só dependerá do aluno,que na conclusao do curso,vai estar apto ao mercado de trabalho,e ao mesmo tempo vai ter seu ensino reforçado,e poderá garantir sua vaga na universidade,e integrar a sociedade sem nenhuma diferença entre o jovem que estudou em uma escola publica,e o que teve o ensino em uma escola privada.

Hendrigo Marinho Ferreira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário